SER OU TER, EIS A QUESTÃO…!!!

by

Não é facil nos dias de hoje perceber quem é quem.

Vivemos tempos em que as pessoas valem mais pelo que têm do que pelo que são. Algumas até valem mais pelo que aparentam ter. Sempre foi algo que nos fez alguma confusão cá pelo convento. Habituamo-nos a viver quase totalmente despojadas de bens materiais e não é facil de entender essa vertigem. Os cavalos em Viana, os Mercedes em Alcaçovas, as motas em Aguiar, aparentam ser exactamente a mesma manifestação primária de algum novo riquismo que se vai ostentando nas ruas. Pensamos que isso é mau. E pensamos que é ainda pior quando são certos valores que essas pessoas encarnam que são olhados por algum povo com admiração, quase com vontade de se equiparar. Ficamos por aqui para já com este tema, mas teremos que o retomar brevemente pelo menos para tentar perceber quem é quem. O mais importante de tudo deveria manifestar-se pelo que somos enquanto seres humanos  e não pelo que dizemos que somos.E muito menos pelo que temos (ou parecemos ter).

24 Respostas to “SER OU TER, EIS A QUESTÃO…!!!”

  1. Chica da Igreja Says:

    Acho que tens toda a razão!!

  2. Maria do Rotunda Says:

    Quem és tu?

  3. Aquele que PENETRA Says:

    ????

  4. orion Says:

    È preciso perceber com quem se está a lidar.

  5. xico pilerias Says:

    Eles andemnai. Cuidado.

  6. caqueiroa Says:

    Tá tudo estragado. Não valem nada.

  7. caqueiroa Says:

    Quero ainda acrescentar que aqueles que querem para lá ir são ainda piores do que os que lá estão.

  8. ContraComuna Says:

    Eles comem tudo e não deixam nada.

  9. Zé da Cooperativa Says:

    caqueiroa, com o devido respeito piores do que os que lá estão? Não se trata da avaliação moral das pessoas que lá estão, mas sim do pouco que eles têm feito pelo nosso concelho, gastando mal o dinheiro dos nossos impostos. O senhor ou senhora não vai passear também nos autocarros pagos por todos nós, mas utilizados apenas por alguns e não vê pelo vidro da camioneta a diferença aos olhos de qualquer cego que a grande maioria das outras povoações está muito mais desenvolvida que a nossa? Ou anda sempre de avião e do ar tudo parece igual? Mas mesmo assim, se for esse o seu meio de transporte privilegiado, quando for de carro até Lisboa para apanhar o avião e olhar para as povoações por onde passa não vê diferença para melhor, ou vai de óculos escuros? Entrando pela Ponte Vasco da Gama : Montemor, Vendas Novas …. Chegando pela Ponte 25 de Abril …Alcácer do Sal….Graças a Deus resta-nos o Campo.

  10. ZICO Says:

    Que o poder divino vos inspire a continuar a colocar a verdade acima de tudo. Se repararem os blogues que por ai andam só difamam pessoas e promovem a familia Baião que insiste em pensar que são alguem ou que algum dia poderão ser…pois é xico zé no teu blogue escreves o que queres sobre os outros e nestes escrevemos nós o que pensamos sem correr o risco que lá vás apagar. Mas nós sabemos porque é que insistes em arranjar “capoeiras” aos outros não queres ver a tua propria cabeça. Deus vos abencoe minhas filhas e que o S. Silvestre continue a olhar pelo Xico Zé .
    ZICO (zés Inconformados Contra Opressores)

  11. MARIA DO ROTUNDA Says:

    Perdoe-lhe Senhor que eles não sabem o que dizem. Esses Baiões são os fanfarrões se não fossem os blogues ninguem se lembrava deles. Mas Deus não dorme, tem estado só a descansar.

  12. joaopires Says:

    Calma, não será dor de cotovelo e inveja estarem sempre a falar dos Baiões? Penso que sim, pois acredito que quando se levantam e se vêem ao espelho gostariam de lá ver estampada a cara de algum Baião, em vês dessa cara rançosa que vocês possuem. Hossana, quem sabe se não terão nos vossos genes sangue Baião. Já fizeram algum teste de ADN?
    Não se cansem a tentar apanhar os ZICO (zés Inconformados Contra Opressores) porque há muitos por aí. São uma praga, vão ver.
    Deus seja louvado se pequei.

    Conde de Montanelas

  13. Bela Terra Says:

    Pergunto às pessoas que efectuaram alguns comentários o que é que os Zicos são para aqui chamados relativamente ao post que deveria sim ser a base de discussão? E que ódio é esse contra estes conterrâneos, seres humanos com virtudes e defeitos tal como todos nós.?
    Esclareçam-me por favor!

  14. Fancisco Baião Says:

    “Zico”- Ponderei bastante antes de dar resposta ao seu miserável post. Mas “quem não se sente não é filho de boa gente”, diz o povo, e eu senti-me. E senti-me porque não tenho rigorosamente nada a ver com a propriedade e edição de qualquer dos blogues existentes no Concelho – para além de esporádicas participações identificadas com o meu próprio nome, sendo que me revejo em grande parte das críticas objectivas e construtivas ao actual estado do meu Concelho. Senti-me pelo ódio que destila em relação à minha pessoa, à minha família e pelas torpes e vis insinuações que anonimamente me faz. Numa prática nada cristã, que nunca foi nem será, suceda o que suceder, a minha. Mas senti-me sobretudo pela utilização crápula e abusiva do nome do meu Pai, um grande Homem, um homem que nunca temeu o confronto com os outros homens e que hoje enfrenta, com coragem desmedida, a própria morte. Um homem que Vossa Excelência inequivocamente não é nem nunca saberá ser.

    Mas tem Vossa Excelência toda a razão: quem sou eu? Quem é a minha família? Obviamente que ninguém. Nada. Não contamos. Estamos fora de todo o aparelho clientelar que domina social e politicamente o Concelho de Viana do Alentejo, que tutela todos os grandes negócios, que distribui a anonna*, que intenta decretar a identidade de cada um. De fora já o estávamos antes do 25 de Abril, de fora continuamos. Somos portanto uns zés-ninguéns.

    Como zés-ninguéns eram aqueles homens e mulheres que, num longínquo dia de Março de 1921, convictos de que poderia existir um Portugal onde a injustiça, a iniquidade e a desigualdade estivessem ausentes, decidiram unir esforços e lutar por um Mundo melhor. E hoje, à sombra desses zés-ninguéns e da sua luta, pôde Vossa Excelência ser alguém. Caberá ainda aqui perguntar o que terá Vossa Excelência em comum com esses Homens bons, que muitas vezes trocaram a própria vida pela defesa dos seus ideais. E a resposta é clara: nada! Ou melhor, apenas o facto de que, para Vossa Excelência poder continuar a ser um Zé-alguém, ser necessário continuarem a existir muitos zés-ninguéns. Como eu.

    Francisco Baião

    * para o caso de não o saber e para lhe poupar uma consulta penosa numa boa enciclopédia, a anonna era a dose diária de pão que a aristocracia romana distribuía pelo povo, para o manter dócil e sossegado.

  15. José Luís Potes Pacheco Says:

    Xico Zé o grito de revolta saído do fundo das tuas entranhas não me surpreendeu, mas fiquei sinceramente sensibilizado, porque eu conheço bem a tua coragem e dedicação à causa oposicionista que demonstraste contra o regime fascista, quando apenas tinhas 16 anos.
    Relato apenas sem pedir a tua autorização, um episódio protagonizado por ti quando tinhas essa idade. Lembro-me muito bem, guardavas “em depósito” o jornal Avante no teu quarto de estudante em Évora e, azar dos azares, foste surpreendido pela PIDE-DGS. De seguida foste arrastado para a sua sede e eu não sei o que aconteceu lá dentro porque nunca te perguntei. Mas soube logo nessa altura pela mãe do Xico Fino, nosso amigo, que morava na rua, perpendicular à porta de entrada desse sinistro edifício que aí chegado foste logo deitado contra o poial e espezinhado pelo PIDES e arrastado para dentro. Ela viu tudo pela janela da sua casa até fecharem a porta.
    Estes ataques infames que tu e a tua família têm sofrido ultimamente já ultrapassaram tudo aquilo que é razoável. Começa a tornar-se um caso de polícia.

    Sempre solidário

    José Luís Potes Pacheco

  16. Pedro Guerra Says:

    Só um comentário que importa acrescentar, não tendo eu nada a ver com estas coisas e sendo apenas um leitor atento e vendo todos os blogues que por ai há fico com duas questões. primeiro só este sr. francisco baião é que tem familia, as pessoas que por ai tanto têm falado, não terão? alguem já se preocupou com isso? e outra coisa neste concelho só existe a camara e os funcionários da camara para falar? ninguem fala do desemprego que assola o país, ninguem fala da greve dos camionistas nem das pessoas que já recorrem aos caixotes do lixo na escuridão à procura de comida? parecem os jornalistas só falam do euro 2008 enquanto o país está literalmente de tanga. Sr. Baião o sr. pode ter muita razão mas as outras pessoas têm familia e também são filhos de deus.

  17. José Luís Potes Pacheco Says:

    Todos nós somos gente, temos família e para os crentes somos filhos de Deus. Não me revejo nos comentários torpes dirigidos a esta, ou aquela pessoa, levantando calúnias e revelando aspectos da vida íntima dos visados sejam eles verdadeiros ou falsos.
    Pelo que tenho lido, este tipo de comentários tanto são provenientes dos lobos como dos cordeiros.
    Estes comentários acabam em regra por se voltarem contra quem os profere, pois ao vitimizarem os atingidos, agrega normalmente movimentos de solidariedade à volta dos visados.
    Mais importante que a questão táctica, esse tipo de calúnias revela o pior que há no ser humano.
    Quanto aos temas abordados, é natural que as pessoas falem daquilo que bem entendem, afinal cada um tem o direito de marcar a sua própria agenda.
    Se alguém entender criar um outro espaço de discussão com conteúdos diferentes que o faça, pois será bem-vindo.
    Também não devemos adoptar a censura prévia como regra mas tentar ser mais comedidos nos comentários que fazemos.

    José Luís Potes Pacheco

  18. Fancisco Baião Says:

    Caro Senhor Pedro; Da leitura do seu comentário deduz-se, uma vez mais, que eu terei algo a ver com a gestão desta “guerra de posts”, que agrido ou fomento a agressão anónima e cobarde aos outros mas que, quando chega a minha vez, não gosto de ser “malhado”. Pela última vez escrevo aqui que sou total e completamente estranho à propriedade, produção e controlo editorial de qualquer dos blogues que existem no meu Concelho*. O meu único “pecado” foi ter escrito e assinado com o meu próprio nome dois ou três artigos sobre questões histórico-patrimoniais – uma das quais sobre a Romaria a Cavalo -, cujos conteúdos não foram, pelo menos até ao momento e como eu muito gostaria, contestados e rebatidos. Mas que, pelos vistos, caíram muito mal entre as elites autárquicas vianenses, pouco habituadas que estiveram nestes últimos anos a verem a sua acção abertamente criticada.
    È claro que não posso concordar com o tom insidioso e pérfido de alguns dos comentários colocadosnos ditos blogues, sobretudo os que aludem à vida privada das pessoas. Regra geral servem apenas para desviar a atenção do cerne das questões em debate, descredibilizam os próprios blogues e, vitimizando os destinatários, acabam perversamente por os promover. Mas sobretudo não concordo porque acredito que todas as pessoas – mesmo os nossos mais viscerais inimigos –, têm direito à sua dignidade enquanto seres humanos, sendo que devem existir limites ao exercício desse direito de cidadania que é o da expressão das nossas opiniões. Mesmo num meio tão aparentemente aberto e democrático como é a Internet. Pena é que os agredidos (ou os seus mandados) respondam no mesmo registo, isto é, anonimamente e também pelo uso da difamação e da calúnia. Eu senti-me dos ataques que me fizeram e tentei defender-me. Penso que nada impede as outras “vítimas” de proceder da mesma forma. Quanto à parte final do seu comentário: é óbvio que o país atravessa um momento delicado, de agitação social, em que se acentuam as desigualdades sociais e que alguns pretendem obliterar com a velha tríade nacional dos três efes. Numa praxis não muito diferente, contudo, daquela exercida por quem na rés-pública deste Concelho manda.
    Cordialmente

    Francisco Baião

    * Conto em breve abrir o meu próprio blog, titulado provisoriamente de “Viana de Foxin”, onde intento veicular conteúdos relacionados com a história e o património do Concelho.

  19. Amigo do Chico Says:

    Oh Chico Zé, tu és parvo ou fazes-te? Então ainda não percebeste que quem anda a pôr os comentários merdosos é a própria malta da Câmara e do PC que quer ver o Pereira pelas costas, e os ressabiados do PS que não têm tomates para o combate político e que esperam que outros como tu dêem a cara e se desgastem para depois, como urubus, caírem sobre a presa já moribunda. Acabada a festa e no caso pouco provável de ganharem as eleições, cruzes canhoto, mandam-te à merda como mandaram há vinte anos. Agora é só palmadinhas nas costas, força, dá-lhes, não lhes perdoes… Mas depois vais ver. Ou já te esqueceste do teu amigo Aleixo, que ainda se gabava que podia não ter feito nada na Câmara, mas pelo menos tinha conseguido pôr os filhos do Zico a andar de lá? Eu sei como gostas de Viana e como te revoltas em vê-la nesse estado. Mas essa Vila não te merece e deves é fazer como eu e pôr-te a andar daí enquanto tens saúde para isso. Vais ver que melhoras logo das tuas doenças para além de fazeres muita gente merdosa feliz. Um abraço dum amigo que certamente reconhecerás

  20. Outro amigo do Xico Says:

    Como diz o Chico Zé, os amigos são para as ocasiões e quem não se sente não é filho de boa gente.
    Se entendi bem o último comentário foi escrito por alguém que é amigo do Chico Zé, pessoa culta conhecedora do meio, mas revela estar ou pouco fora das dinâmicas sociais que entretanto ocorreram no concelho.
    Não sejamos ingénuos, o Chico Zé é uma pessoa instruída, inteligente e já tem idade para saber se está cercado por uma cambada de ressabiados que pretendem lançá-lo, sem ele saber, como lebre numa corrida de atletismo e, à semelhança de Lasse Viren, que na recta final ultrapassou Calos Lopes, vão os eunucos, cruzes canhoto, para o primeiro lugar do pódio depois de o terem vilmente esgotado.
    As pessoas válidas como o Chico Zé não precisam de abandonar a sua casa, à semelhança de muitos que foram para o “exílio” desnecessariamente.
    Para darmos ao concelho o sentido ascendente é necessário congregar os esforços de todas as pessoas sábias e conhecedoras deste pequeno território, incluindo muitos daqueles que se foram embora, como o Sr. que elaborou o texto precedente, mas que ao deter-se em lembranças antigas leva quase todos a eito.
    Não aceitamos é que, à semelhança dos acontecimentos pós 25 Abril, muitos daqueles que estavam exilados em palácios dourados, venham a correr para cá para serem recebidos em braços pela população na tentativa vã de perpetuarem o seu nome junto da comunidade que “entregaram” ao PC e aos ressabiados do PS.
    A história está repleta destes exemplos, sem termos necessidade de sair do concelho de Viana para os enumerar.

  21. Mais um amigo do Zico Says:

    Não falem sem conhecer o grande Homem que é o Sr Zico. Se calhar muitos de voçês que por aí falam nem sequer conhecem o Senhor, ou viram-no uma ou duas vezes na loja, cresçam e apareçam. E não ponham ao molho filhos e bla bla bla bla, cada um é como cada qual. Os senhores de quem falam têm nome e não são “Zicos”. Para já posso-vos dizer que não sou comunista, sou Social Democrata, e gosto muito do Sr Zico, sempre fui amigo dele, e serei. E se falam assim dessa forma : “ZICOS”, digo-vos mais deveriam existir ainda mais, muitos mais com a coragem que ele sempre teve, e ainda tem, determinação, e capacidade de dizer “não” sem medo. Um abraço para a familia Baião.

  22. Jacinta Marto Says:

    Valha-nos deus deixem lá a familia Baião em paz, se forem a eleições terão pela frente um Bulldozer, feio e forte (gordo,muito gordo). Um Rui Penetra que já manda mais na camara de Vendas Novas que o proprio vereador. Este sim é a aposta do PC resta saber se os militantes mais velhos ao saberem da sua conduta irão votar nele, porque os mais novos há muito que não o topam. Nem a ele nem á sua autoritária mana que ao que parece trata muito mal os funcionários da Junta de freguesia. Minha filha tenha cuidado, se aquelas pessoas um dia puderem… Que nossa Senhora a proteja pode-lhe faltar o padrinho Diamantino.

  23. Mais um amigo do Zico Says:

    Dª Jacinta Marto, ( não sei se se refere á minha resposta ) apenas referi a familia Baião porque também achei que alguém se tinha pronunciado muito mal sobre a mesma, e quiz dar o meu apoio á mesma. De resto estou de acordo com o que diz. Ah…. não se esqueça, não é só a Câmara de Vendas Novas, mas também a de Arraiolos…. Bons terços e novenas.

  24. Joaquim Pulga Says:

    Ao Amigo Pacheco e “Boquinhas” Baião.

    É a primeira vez que aqui venho.
    Estou por fora da polémica do post em causa. Testemunho, no entanto, da sempre digna atitude oposicionista do amigo Baião. O que o Pacheco testemunha é verdade. Como verdades são outras atitudes corajosas desse tempo.
    A propósito gostava de ter os e-mail destes dois amigos. O meu: joaquim.pulga@gmail.com

    Um forte abraço aos dois amigos
    Joaquim Pulga

Deixe um comentário